Vídeo: Delação de Joesley Batista, dono do grupo JBS
Duração do áudio transcrito: 00:03’:00’’
Exemplo de transcrição literal (ipsis literis)
Orador A: Bem. Boa tarde. Hoje é o dia 7 de abril de 2017, na sede da Procuradoria Geral da República, na presença dos membros do Ministério Público, Eduardo [Pelella]*, Ronaldo [Queiroz], Pedro Costa e Sérgio Bruno... eh... presentes com o senhor Jos...
Orador B: Joesley...
Orador A: Joesley Batista...
Orador B: Isso.
Orador A: É só Joesley Batista ou (Inint 00:00’:28’’)**...
Orador B: MENDONÇA BATISTA.
Orador A: ... Joesley Mendonça Batista, acompanhado do seu advogado, o Dr. Francisco de Assis e Silva. Eh... Seu Joesley, o seguinte... Nesse... Vâmo iniciar aqui... O senhor compareceu à Procuradoria Geral da República, junto com seus advogados e, eh, manifestando a intenção de cola... fazer uma colaboração premiada e trazendo fatos criminosos, atos ilícitos de, dos quais tem conhecimento ou dos quais participou diretamente ou indiretamente. Eh, antes de a gente entrar especificamente no tema eh... nos tema... alguns temas concretos, eu gostaria que o senhor, eh... explicasse um pouco... contextualizasse um pouco a... essa decisão do senhor respondendo a seguinte pergunta: hoje o senhor ou a sua empresa, eh... ela é investigada pelo Ministério Público?
Orador B: Eh, então... Boa tarde Dr. Sérgio. Nós temos sido investigado, tanto na pessoa física quanto jurídica, de algumas empresas... eh... isso já tem já alguns meses, e depois de várias investigações internas sobre os assuntos que estão sendo investigado e outros, eh, também depois de vários achados, nós tomâmo a decisão em procurar a Procuradoria e iniciar aqui o acordo de colaboração pra que a gente possa... a gente tem visto a Procuradoria, eh... fazendo todo esse trabalho aí de investigação e em busca dos ilícitos, né, e a gente acredita que a gente tem bastante a contribuir eh...
Orador A: O senhor trouxe uma, uma relação de anexos dos quais esses ilícitos são descritos. Que a gente tá analisando, estudando. Mas eu queria que o senhor falasse assim, rapidamente, de forma genérica, quê tipo de ilícitos são esses? Envolve quê tipo de crime?
Orador B: Dr. Sérgio, os ilícitos, eh, do achado da nossa investigação interna lá e do sabido por nós que, inclusive, eh, vários dos ilícitos foram cometidos pela alta, alta direção, eh, nasce com políticos, senadores, deputados, eh, presidentes da República... eh... e tá constante naquela lista que a gente, eh, entregou aqui a vocês.
Orador A: Ok. Eh... então... (Inint 00:02’:54’’) eh, esse, esses crimes, eles compreendem quê período assim, no tempo?
Orador B: Esses crimes que nós vâmo narrar aqui... são de cinco anos pra cá... Tem uns... acho que os mais antigos são de cinco... esses que eu, nós vâmo falar eh... especificamente aqui... mas tem todo... juntando todos os anexos tem crimes de dez, quinze anos pra cá.
...
Fim da transcrição
*** Indicação de palavras ou expressões articuladas com ênfase.
* Indicação de trecho ou palavra(s) não compreendida(s).
** Indicação de comentários do transcritor. No caso, Inint indica ininteligível.